Mercado em crise, o pequeno empresário e o marketing digital

Em todo o país, em todo setor, em qualquer nicho não importando o tamanho da empresa o que mais se ouve é: “Estamos vivendo uma crise no mercado”.
No post de hoje falaremos um pouco como o marketing digital pode ajudar o pequeno empresário a superar essa crise no mercado.

Mercado em crise

O foco do nosso post não é fazer uma análise da economia do Brasil e muito menos uma crítica acadêmica apontando os erros e acertos da equipe do Ministério da Fazenda, mas o fato é que desde o ano passado as empresas que temos contato já vinham se queixando do desaquecimento do mercado e uma queda no faturamento. Ano passado foi um
ano atípico, todo mundo sabe que aqui no Brasil o ano só começa depois do carnaval e assim foi, mas ano passado em junho teve o que? Copa do Mundo (Como esquecer os 7×1?) e em outubro o que teve? Eleições.

Esperamos o carnaval para o mercado melhorar e quando passou pouco aconteceu, esperamos passar a Copa e nada, esperamos passar as eleições e quando percebemos o fim de ano chegou com um balanço bem desanimador.
Entramos em 2015 com o pior cenário possível, corrupção na maior empresa do país, crise política, aumento de juros, inflação em alta, restrição do crédito e por aí vai…
Previsão de ano difícil inclusive pela equipe econômica do governo que normalmente são os caras mais “otimistas” que existem.

O pequeno empresário

Normalmente os efeitos da crise vêm em cadeia, começando pelos grandes até chegar nas pequenas empresas.
Com a inflação nosso poder de consumo diminui, compramos menos com a mesma quantia de dinheiro, os bancos começam a restringir o crédito com medo de inadimplência, aqueles que usaram demais o crédito (caso não se controlem) entram no cheque especial e nos juros do cartão (que estão mais altos). Esses com certeza precisarão de ajuda especializada para sair dessa situação.
E esse é o contexto que o pequeno empresário enfrenta hoje, pouco dinheiro circulando, pouca oferta de crédito, consumidores com medo do que está por vir, consequentemente receita menor.
Mas a pergunta que fica é: “O que o pequeno empresário deve fazer?” A resposta é:”Gastar menos e vender mais”.

A resposta parece óbvia, mas o difícil mesmo é colocar em prática…

Marketing Digital

Reduzir custo é algo particular de cada empresa, demissão de funcionários, economia de água, luz e telefone, cortar regalias, enfim, isso é algo particular de cada empresário que vai fazer os cortes necessários para sua própria empresa e com certeza isso varia de negócio para negócio.
Mas e para vender mais? Aí o marketing digital pode ser um diferencial para sua empresa. Listarei algumas ações que um pequeno empresário pode realizar para aumentar a receita da sua empresa.

# Usar o site da sua empresa como gerador de negócios
Não use seu site apenas como um cartão de visitas e catálogo digital. Já ouviu falar de SEO? É a sigla de Search Engine Optimization, no português, otimização para motores de busca, como o Google por exemplo. Estar nas primeiras posições do Google para determinadas palavras-chave é sinônimo de geração de negócios.

# Use as redes sociais
Facebook, Instagran, Twitter só para citar alguns exemplos já fazem parte do dia-a-dia de todos. Dificilmente alguém do seu circulo de amizade não tem um perfil no Facebook, logo os seus clientes estão lá! Use as redes para criar relacionamentos e engajamento com seu público-alvo.

# Crie uma loja virtual
Os pequenos empresários torcem o nariz quando pensam nessa idéia, mas ela é uma boa saída para que se venda além do seu negócio local. Hoje os e-commerces estão mais baratos para serem criados, mais seguros e os consumidores já se acostumaram a comprar pela internet. Já houve casos de pequenos empresários que até fecharam suas lojas físicas devido ao sucesso da virtual.

# Mensure os resultados
Dois pontos são diferenciais no marketing digital, primeiro a capacidade de segmentação, é muito mais fácil focar as ações de marketing especificamente para seu público-alvo. E em segundo a mensuração de resultados, no marketing digital quase tudo é mensurável, logo é possível você analisar o que está dando errado e melhorar e também ver o que está dando certo para espelhar.

Conclusão

Essas são algumas ações que o pequeno empresário pode fazer usando o marketing digital como aliado, é claro que o marketing tradicional não está morto e ele ainda funciona, o ideal seria trabalhar o marketing de uma forma integrada, mas de uma forma geral e se for para optar, investir em marketing digital é mais barato e tem mais impacto.
O mercado não está fácil e os reflexos chegarão aos pequenos empresários, que agora precisam se mexer, ficar olhando a crise sem agir e só ficar reclamando, não vai fazer nenhuma empresa vender mais. É preciso ter atitudes diferentes para que o resultado também seja diferente.

Caso precise de informações e dicas sobre ações de marketing digital não hesite em entrar em contato, teremos o maior prazer em ajudá-lo, sem compromisso.

Um abraço!

Julio Cesar

Filho do seu Ney e da dona Luzia, marido da Tais, pai da Sofia, das gêmeas Helena e Stela e do pequeno João Pedro. Graduado em marketing com foco em plataformas digitais. Entusiasta da internet e do poder transformador que ela oferece. Aprendiz desde sempre.