Inbound Marketing? O que é isso?

Os termos diferentes da comunicação podem até gerar dúvidas, mas com certeza você já teve contato com o “Inbound Marketing”. Falo isso com toda a minha convicção, afinal, você veio até nós através de seu interesse no conteúdo.
Para simplificar a história, explicarei o que é a nova tendência do marketing, e como ela está mudando nossa forma de absorver conteúdo e de interagir com o público:

Afinal, o que é o Inbound Marketing?

Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, nada mais é que uma adaptação da publicidade, onde as empresas buscam se promover através da criação de conteúdo em blogs, vídeos, eBooks, newsletters, entre outros.
Nesse modelo, o foco não está em apenas vender, vender e vender mais, e sim em se tornar referência e adquirir relevância na mente do consumidor.
Para o sucesso do Inbound Marketing, devemos entender que o consumidor em geral mudou completamente seu modo de escolha na hora da compra, afinal hoje em dia, para comprar qualquer tipo de coisa, desde um novo smatphone, até um apartamento na praia, vamos para a internet pesquisar o que outros consumidores têm a dizer sobre o produto ou serviço em questão, e a opinião de pessoas completamente desconhecidas acaba influenciando nossa escolha.
Portanto, se você quer se destacar nessa selva da comunicação, deve pensar em mostrar ao publico o quanto você entende do assunto e manter um bom relacionamento com as pessoas (lembrando que são pessoas, e não números).

O que mudou do Marketing Tradicional?

No Marketing Tradicional, a comunicação era feita em uma única via, onde o consumidor era forçado a absorver propagandas indesejadas o tempo todo, através da TV, de mídias impressas (ex. panfletos), do tão indesejado telemarketing, e de diversas outras formas.
Mas, com a expansão da internet, hoje escolhemos quando e onde queremos ver anúncios. Se não queremos os comerciais interrompendo nosso filme na TV, aderimos aos filmes online.
Porém, se sua empresa tem uma boa comunicação com o público, produz conteúdo de qualidade e está bem posicionada na internet, o público alvo virá atrás de você, e não haverá necessidade de forçar a visualização, pois a mesma se tornará espontânea.

Para ajudar a entender, separei este infográfico com as principais diferenças entre o Inbound Marketing e o Marketing Tradicional:

Inbound_Marketing_1

Fonte da imagem: Benic

Lembre-se que, para tudo isso funcionar, você pode contar conosco!

A Jafcom tem muito a oferecer para que você passe a ser visto por seus clientes. Dê uma olhada em nosso Portfólio.

Michele Martins

Apaixonada por design e amante dos estudos, sempre em busca de novos horizontes, sempre tentando superar as expectativas.